Tempo de Quaresma

Tempo de Quaresma

O Tempo de Quaresma

A quaresma é um dos períodos que marcam a entrada do ano novo na vida cristã e antecede à Páscoa. O tempo de quaresma se insere no período de preparação do calendário litúrgico e tem como objetivo comemorar a ressurreição e a vitória de Cristo, depois de seus sofrimentos e morte, conforme nos é narrado nos evangelhos.

O tempo de quaresma é comemorado por diversas doutrinas cristãs, entre elas a Católica, a Ortodoxa, Anglicana e Luterana. A etimologia da palavra vem do Latim “Quadragesima Dies”, que significa Quadragésimo dia.

A preparação e doutrina da Quaresma é marcado através de práticas que são feitas durante esse período pelos fiéis. São elas:

  • Jejum,
  • Abstinência de Carne,
  • Mortificações,
  • Caridade,
  • Orações.

Como informado anteriormente, essas práticas são realizadas para elevar a doutrina da reflexão em relação a vida cristã. É um tempo de escuta da Palavra de Deus, onde ocorrem a conversação (orações), preparação (Jejum e Esmola) e de memória do Batismo. É a reconciliação com Deus e com os irmãos.

No entanto os fiéis cristãos devem entender que, apesar de ser um período de penitência, não é um tempo depressivo ou triste, mas sim um período crucial de purificação e de renovação da vida Cristã.

Tempo de Quaresma

Apesar de ser um período de penitência, a Quaresma deve ser celebrada como um período de renovação, e não de tristeza.

Quarta – Feira de Cinzas

Marcando o inicio do tempo de quaresma, o rito de benção das cinzas ocorre na quarta – feira que precede o primeiro domingo da quaresma (vulgo o nome quarta-feira de cinzas). É realizado antes da missa principal, onde ocorre a o rito da benção de cinzas, que pode ser imposta aos fieis que o pedirem, apesar de também poder ser realizado após a missa durante o dia inteiro.

Também é importante lembrar que, pela Quaresma ser um período de reflexão em relação as práticas cristãs, nunca deve-se falar “Glória” e “Creio” durante a missa neste período.

Esse é um período para ser favorecido à intensificação do caminho da própria conversão. Este mencionado caminho pretende cooperar com a graça para dar morte ao homem velho que habita e atua dentro de nós. É o período para romper com o pecado que reside dentro de cada um, afastar de tudo que nos separa do Plano de Deus, para que possamos finalmente alcançar nossa felicidade e realização pessoal estipulado por Deus.

A Igreja Guadalupe está a disposição para ajudar qualquer irmão à conhecer mais sobre o Tempo de Quaresma