Movimentos na Igreja

A maior parte das pessoas que participam ativamente de comunidades católicas está ligada a alguma pastoral, movimento ou equipe de serviço e é por meio delas que exercem sua missão de cristãos batizados.

 

 

 

 

Pastorais
São grupos cujas ações estão fundamentadas na prática de Jesus “Bom Pastor” (Jo 10,10). A Igreja, imbuída do amor e da sensibilidade de Cristo, dirige seu olhar para pessoas e situações que requerem atenção e cuidado em sua ação evangelizadora. Mais: é assim que, por meio da Igreja, Jesus continua apascentando a humanidade nos trabalhos das Pastorais.

Movimentos
Embora atuem nas paróquias, geralmente são regidos por estatutos próprios e possuem coordenações nacionais e internacionais. Mais ligados à vida pessoal dos participantes, têm uma espiritualidade acentuada e seguem um carisma próprio, ligado à inspiração do seu fundador, do qual participa quem vivenciou encontros, retiros, ou uma experiência de oração ou de vida.

Serviços
São trabalhos que visam oferecer uma assistência religiosa, espiritual, formativa ou social diante das necessidades de pessoas ou grupos. Portanto, promovem o encontro com Deus, a fraternidade, o fortalecimento espiritual e a vida humana.