Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

Dia 12 de dezembro, a cidade do México e a América Latina, da qual é padroeira, celebram o dia Nossa Senhora de Guadalupe. A nossa Paróquia dedicada a ela também realiza, este ano de 2020 a sua 34ª Festa, e tem como tema “Não temas. Não estou eu aqui, tua Mãe?”, a frase que disse a Virgem de Guadalupe ao aflito Juan Diego em 12 de dezembro de 1531, em um lugar denominado Tepeyac. Ela, a Padroeira da América e do México, quis deixar sua imagem desde esse dia em uma singela “tilma” como sinal do amor de Deus para com os crentes e não crentes. Maria se apresentou como “a perfeita sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus”.

Como toda aparição de Nossa Senhora, esta que é venerada, com o título de Nossa Senhora de Guadalupe, é muito emocionante. Podemos dizer que esta seja uma das mais comoventes, pelo milagre operado no episódio e pela dúvida lançada por um bispo sobre sua aparição a um simples índio mexicano. Tudo se passou em 1531, no México, quando os missionários espanhóis já haviam aprendido a língua dos indígenas. A fé se espalhava lentamente por essas terras mexicanas, cujos rituais astecas eram muito enraizados. O índio Juan Diego havia se convertido e era devoto fervoroso da Virgem Maria. Assim, foi o escolhido para ser o portador de sua mensagem às nações indígenas.

Ela foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo Papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o papa João Paulo II visitou o santuário e consagrou, solenemente, toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe. O Papa Bento XIV, em 1754 declarou: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.

Convidamos você e sua família a virem celebrar conosco, esta linda festa cuja programação se encontra abaixo:

Imagem da programação da 34ª Festa de NossaSenhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!