Campanha da Fraternidade 2021

Campanha da Fraternidade 2021

Todos os anos, a Igreja do Brasil nos convida, no período da Quaresma, a viver a Campanha da Fraternidade, como forma concreta de testemunhar o Evangelho de Cristo.

Para isto, a cada ano, a Igreja nos apresenta um tema para ser refletido, rezado, e colocado em pratica. Agora em 2021, o tema proposto é “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a) e o lema: “Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor”. O texto-base tem o objetivo de mostrar que o diálogo é o nosso melhor e fundamental testemunho destacando o que Jesus nos ensina, que é seguir pelo caminho da unidade na diversidade neste mundo marcado por tanta intolerância em diversos aspectos. Certamente essa é uma mensagem mais que necessária.

O Objetivo geral da campanha tem por finalidade “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”. O cartaz faz referência ao formato de uma ciranda, demonstrando que devemos estar todos juntos, de mãos dadas, mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas sim uma unidade.

Um ponto importante é que a CF 2021 será ecumênica, buscando o diálogo com outras denominações cristãs. Esta será a quinta Campanha Ecumênica realizada no Brasil.

Confira os assuntos abordados nas edições anteriores:

  • CFE 2000 – Tema: “Dignidade humana e paz”. Lema: “Novo milênio sem exclusões”.
  • CFE 2005 – Tema: “Solidariedade e paz”. Lema: “Felizes os que promovem a paz”.
  • CFE 2010 – Tema: “Economia e Vida”. Lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
  • CFE 2016 – Tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Que a CFE 2021 nos ajude a viver com mais fidelidade a nossa fé cristã. Que possamos unir nossas vozes e nossas mãos para anunciar e testemunhar aos homens e mulheres que Cristo é a nossa paz e que, em Seu amor, somos todos irmãos e irmãs.

Que Maria, Nossa Mãe e Senhora de Guadalupe nos inspire na vivência da CFE 2021!