O verdadeiro significado do Natal para os católicos

O verdadeiro significado do Natal para os católicos

No mundo rápido e tecnológico em que vivemos, onde somos bombardeados com propagandas de consumo cada vez maiores, o significado do natal se alterou muito. Hoje em dia não é incomum ver crianças e adolescentes perceberem o natal como um dia de festas e presentes. Mas seria este o verdadeiro significado do Natal?

Comemorar o natal provém de um dos significados mais importantes para as pessoas que levam uma vida cristã; é comemorar o milagre do nascimento de Jesus Cristo. O significado possui tamanho peso que tem como objetivo despertar a esperança em todos os que levam uma vida cristã em nosso Deus.

Jesus chegou à Terra em forma humana como Filho de Deus, para fazer com que todos os homens acreditassem na salvação:

“18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21 ela dará luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 e não a conheceu enquanto ela não deu luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.” (Mateus 1:18-25)

É importante lembrar que existe outra ocasião importante, próximo do dia do natal, para os católicos cristãos. No segundo domingo do advento do natal, deve-se montar os presépios.

Também deve-se ressaltar que a criação do presépio é de autoria de São Francisco de Assis, responsável por montar o primeiro presépio, em 1223. Montado em Greccio (na Itália), teve permissão do Papa para montar o presépio de palha, na qual foi composta das seguintes imagens:

  • Menino Jesus
  • Virgem Maria
  • José
  • Um boi e um Jumento vivos

Logo a tradição foi considerada como de bom costume pela Igreja Católica, e a montagem de presépios se tornou um costume em toda a Europa e consequentemente em todo mundo.

Como podemos ver, o Natal é uma data que vai além dos presentes e das festividades comumente espalhadas pela mídia consumista. Como o papa Bento XVI mencionou, o católico deve perceber que a época do Natal é tempo de celebrar o nascimento do filho único, mas  também é a data em que devemos fortalecer ainda mais nossa fé.

Não deixe que o verdadeiro significado do natal se perca! Espalhe nossa mensagem e compartilhe nosso artigo!