Párocos

 

A Igreja é muito rica, são mais de 2000 anos de histórias, de acúmulo de conhecimento e sabedoria. A Igreja Católica possui um grande patrimônio cultural. É vasta as expressões em palavras e símbolos. Em primeiro momento é fundamental sabermos que não estamos falando necessariamente do Sacramento da Ordem.O Sacramento da Ordem está dividido em três graus, o Episcopado (Bispo), Presbiterato (os Padres/Frades) e o Diaconato. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o papel do Pároco e do Vigário Paroquial dentro de uma Paróquia.

De acordo com o Direito Canônico, conjunto de leis e regulamentos da Igreja Católica, o PÁROCO é o “pastor da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Can. 519). Portanto, Pároco é o nome ou “título” que se dá para o sacerdote que administra uma paróquia. O pároco da nossa Paróquia Franciscana Nossa Senhora de Guadalupe é o Frei José Sérgio dos Santos de Oliveira, OFM

O Administrador Paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contrária do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). O Administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento, normalmente é um religioso.

Já o VIGÁRIO PAROQUIAL ajuda o pároco no exercício de todo o ministério paroquial. “Para o adequado cuidado pastoral da Paróquia, sempre que for necessário ou oportuno, pode-se dar ao pároco um ou mais vigários paroquiais que, como cooperadores do pároco e participantes da sua solicitude prestam sua ajuda no ministério pastoral, de comum acordo e trabalho como pároco”. (Can. 545). Vigário é, portanto, aquele que “substitui o outro”. O Papa, os bispos e os padres exercem sua autoridade em nome de Cristo, como seus vigários, ao serviço de toda a Igreja. Em nossa Paróquia os vigários são: Frei Leodir Carraro, Frei Aguinaldo Santana Pereira e Frei William Lopez Rivero.

Diáconos – são os auxiliares dos Bispos e dos Padres. Recebem o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Não exercem a função do sacerdote, mas praticam o serviço a caridade e da Proclamação da Palavra. Não podem absolver os pecados, nem consagrar hóstias. Geralmente recebem este título aqueles que estão no último ano de estudo para se tornar Padre.