ORDEM FRANCISCANA SECULAR – OFS

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que devia fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.”

Testamento de São Francisco – 1226

O que é a OFS?

São Francisco de Assis, por volta do ano de 1205, começou a ter inúmeros seguidores: homens que queriam ter uma vida religiosa (formando a 1ª Ordem – Ordem dos Frades Menores), mulheres que queriam ter uma vida religiosa dentro de um mosteiro, como Santa Clara (formando a 2ª Ordem – Clarissas) e pessoas solteiras ou casadas, que queriam viver a forma de vida de São Francisco de Assis, mas dentro do seu ambiente familiar, profissional e de lazer (formando a 3ª Ordem).

Assim, surgiu a OFS – Ordem Franciscana Secular.

O que é ser um Franciscano Secular?

É observar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a exemplo de São Francisco de Assis que fez de CRISTO o centro e inspirador de sua vida, em seu relacionamento com todas as criaturas de Deus, ou seja, a natureza, os animais e o ser humano.

O que faz um Franciscano Secular?

Ele / Ela pode servir a Igreja em qualquer serviço ou pastoral: social, catequese, dizimo, batismo, liturgia, ministério leigo, coordenação de comunidade, etc., ou simplesmente (SER) ter uma vida que seja baseada em atitudes de um bom franciscano/a.

Quem pode participar da OFS?

Pessoas solteiras ou casadas; casais de nova união; pessoas que não participam ou que já participam de outros grupos: pastorais, movimentos, serviços e organismos, etc., ou seja, qualquer cristão católico.

Como participar?

Na Comunidade São Francisco, Rua Coronel Otiles, 323 – Duque de Caxias – Cuiabá/MT, existe uma fraternidade cujo nome é Santa Isabel da Hungria, que se reúne no último domingo de cada mês, as 08h30min.

Durante os encontros, há momentos para a formação, onde se desenvolve e cultiva a espiritualidade e a vocação franciscana, oração e fortalecimento de amizades.

Venha conhecer, participar e fazer parte dessa grande Família Franciscana espalhada pelo mundo inteiro.