Comunidades

COMUNIDADES

1) Comunidade Sant’ana (1986) – (Bairro Ribeirão do Lipa);

São Joaquim e Sant’Ana são os padroeiros dos avós. Segundo uma antiga tradição, já conhecida no século II, assim eram chamados os pais da Santíssima virgem Maria. O culto a Sant’Ana, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. Já no século XII, São Francisco de Assis, resgatou o culto a Sant’Ana juntamente com a veneração à São Joaquim.

Oração

Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça se darem à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Ave. Mario Palma, 1515-Riberião do Lipa – CEP: 78065-143

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9203-7894/3626- 7348/3626-1548

Coordenadora: Mocinha

Assessor: Frei Jorge – OFM

Horários de Missa: Domingo: 18h

2) Comunidade São Benedito (1972) – (Bairro Sucuri);

Benedito, cognominado o Mouro, ou “o Santo Negro”, no Brasil, nasceu na Sicília. Filho de escravos vindos da Etiópia para San Fratellona Sicília; vendeu seus bens e fez eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo. Mais tarde, obedecendo a uma determinação do Papa Pio VI, obrigando todos os seguidores da Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, abandonou o eremitério. No convento, dedicou-se a trabalhos HUMILDES. Chegou a exercer o cargo de Superior, mesmo não sendo sacerdote, e mais tarde vemo-lo novamente na cozinha. Morreu e, 1589. Seu culto logo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México. O Papa Pio VII inscreveu-o no rol dos santos.

Oração

Ó Deus, que em São Benedito, o negro, manifestais as vossas maravilhas, chamando à vossa Igreja homens de todos os povos, raças e nações, concedei, por sua intercessão, que todos, feitos vossos filhos e filhas pelo batismo, convivam como verdadeiros irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua Das Flores, 395 – Vila Sucuri – CEP 78065-000

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9292-8283/3626- 1887

Coordenador: Renildes Francisca Leite

Assessor: Frei William – OFM

Horários de Missa: Domingo: 8h30min

3) Comunidade Nossa Senhora Aparecida (2000) – (Bairro Jardim Ubirajara);

Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil. Conta-se que na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de N. Senhora da Conceição, provocando em seguida uma grande pesca. Felipe Pedroso levou-a e guardou até 1732, quando entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem. Todos os sábados a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida. Em 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Uma nova Igreja bem maior foi inaugurado a 8 de dezembro de 1888. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário Mariano do mundo.

Oração

Ó Deus todo poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua dos Santos s/n – Jd. Ubirajara, CEP: 78000-000

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 8132-4176

Coordenador: Leosan Sampaio Passos

Assessor: Frei Miguel – OFM

Horários de Missa: Sábado: 18h

4) Comunidade Nossa Senhora Aparecida (1991) – (Bairro Jardim Novo Colorado);

Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil. Conta-se que na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de N. Senhora da Conceição, provocando em seguida uma grande pesca. Felipe pedroso levou-a e guardou até 1732, quando entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem. Todos os sábados a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida. Em 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Uma nova Igreja bem maior foi inaugurado a 8 de dezembro de 1888. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário mariano do mundo.

Oração

Ó Deus todo poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Ave. Nelson Nunes, 10 – Novo Colorado – CEP: 78035-000

E-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9621-3421

Coordenadora: Alaide Santana de Oliveira

Assessor: Frei William – OFM

Horários de Missa: Sábado: 19h30min

5) Comunidade Sagrado Coração de Jesus (2001) – (Bairro Amperco);

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa da Congregação Ordem da Visitação e São Boaventura, superior dos Franciscanos. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo está piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene aprovado pelo Papa Leão XIII.

Oração

Concedei, ó Deus todo poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Endereço: Rua Vitório de Moraes, 20 – Parque Amperco – CEP: 78000-000

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9218-6422

Coordenador: Juciney Aguiar

Assessor: Frei Miguel – OFM

Horários de Missa: Sábado: 18h

6) Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1998) – (Bairro Residencial Paiaguás);

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é padroeira do Brasil. Conta-se que na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Felipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de N. Senhora da Conceição, provocando em seguida uma grande pesca. Felipe Pedroso levou-a e guardou até 1732, quando entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem. Todos os sábados a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida. Em 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Uma nova Igreja bem maior foi inaugurado a 8 de dezembro de 1888. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerada o maior santuário mariano do mundo.

Oração

Ó Deus todo poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua C, 5 – Residencial Paiaguás – CEP: 78058-707

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9989-4711

Coordenadora: Sandra Félix

Assessor: Frei Jorge – OFM

Horários de Missa: Quarta-feira: 19h30min

Domingo: 8h30min

7) Comunidade Nossa Senhora da Penha (1995) – (Bairro Alto da Boa Vista);

Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Deus. Relata-se que monge francês Simão Vela, sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de uma escarpada montanha, em razão de uma guerra entre franceses e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização: a serra da Penha de França, na província de Salamaca, no norte da Espanha e para lá se dirigiu. Após três dias de intensa caminhada, movido por visões e êxtases com a advertência divina: “Simão, vela e não durma! ” (Pelo que passou a adotar o sobrenome de Vela). No dia 19 de maio de 1434, escalou a serra e parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

Oração

Senhor nosso Deus, concedei-nos sempre saúde de alma e corpo, e fazei que, pela intercessão da Nossa Senhora da Penha, libertos das tristezas presentes, gozemos as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Endereço: Rua Lisboa, 11 – Altos da Boa Vista – CEP: 78000-000

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9607-3004

Coordenadora: Luciana Santos Pereira

Assessor: Frei William – OFM

Horários de Missa: Domingo: 19h30min

8) Comunidade Santa Isabel da Hungria (1976) – (Bairro Ribeirão da Ponte);

Santa Isabel (Hungria, 1207 – Marburgo, Alemanha, 17 de novembro de 1231), esposa de Luís IV, Landgrave da Turíngia, foi mãe de três filhos. Após a morte do marido consagrou-se inteiramente a penitência, à oração e à caridade. Inscrita na Ordem Franciscana Secular, fundou em honra de São Francisco o hospital de Marburgo, no qual, pessoalmente, servia aos enfermos.

Oração

Ó Deus, que destes a Santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua Paraguai, 223 – Ribeirão da Pinte/78040-530

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9277-8863/4009- 5254/9986-2415

Coordenadora: José Ramos

Assessor: Frei Miguel – OFM

Horários de Missa: Sábado: 19h30min

9) Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (Matriz) (1986) (Bairro Morada do Sol);

10) Comunidade São Francisco de Assis (1956) – (Bairro Duque de Caxias);

São Francisco (Assis, Itália, 1182 – tarde de 3 de outubro de 1226), de uma vida juvenil despreocupada e mundana, depois de usar de misericórdia para com os leprosos (Testamento), converteu-se ao Evangelho e viveu-o com extrema coerência, em pobreza e grande alegria, seguindo o Cristo humilde, pobre e casto, conforme as bem-aventuranças. Junto com os primeiros irmãos que o seguiram, atraídos pela força de seu exemplo, pregou por todo o lugar o amor do Senhor, contribuindo para a renovação da Igreja. Enamorado do Cristo, concentrou na contemplação do Presépio e do Calvário sua experiência espiritual. Trouxe impresso em seu corpo os sinais da Paixão. Nele, como nos maiores místicos, reintegrou-se a harmonia com o cosmo, do qual se fez intérprete no cântico das criaturas. Foi inspirador e pai das famílias religiosas masculinas e femininas que dele tiram o nome (Pio XII proclamou-o patrono da Itália a 18 de junho de 1939).

Oração

Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua Coronel Otiles, 323-Duque de Caxias – CEP: 78043-640

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 9946-9225

Coordenador: Ana Escobar

Assessor: Frei Jorge – OFM

Horários de Missa: Domingo: 18h

11) Comunidade Nossa Senhora de Fátima (1965) – (Bairro Araés).

Nossa Senhora de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época apareceu repetidamente a três pastores, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), que afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de maio de 1917 quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao conselho de Ourém, Portugal. Contaram a outras pessoas o fato extraordinário e no dia 13 de julho, por ocasião da terceira aparição, Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas três crianças. Em 13 de outubro, uma multidão de 70 mil pessoas lotava o local das aparições e testemunhou o sol mover-se entre chamas multicores, como se fosse se destacar do firmamento. E deixou sua mensagem ao mundo: “Rezem o terço todos os dias”. A sua devoção foi muito difundida pelo Papa João Paulo II, o qual tinha como profunda devoção.

Oração

Ó Deus todo-poderoso, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, concedei os fiéis a sua proteção, livrando-se de todo o mal deste mundo e dando-lhes a alegria no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rua Ministro João Alberto, 25 – Araés – CEP: 78005-580

e-mail: [email protected]

Telefone: (65) 3028-4741

Horário de expediente: Segunda à sexta feira das 13h30min às 17h30min e aos sábados das

7h30min às 11h30min

Coordenadora: Marcia Aparecida Sanches Ferramti

Assessor: Frei Moacyr – OFM

Horários de Missa: Quinta-feira: 19h30min

Domingo: 7h e 19h30min

12) Comunidade Santo Antônio de Santana Galvão – (Distrito do Bandeira).

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Guaratinguetá, 10 de maio de 1739 — São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade brasileiro e uma das figuras religiosas mais conhecidas do Brasil, famoso por seus supostos poderes sobrenaturais de bilocação, levitação e de cura, através das pílulas de papel com o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pospartum Virgo, Inviolatapermansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós), enrolados em forma de drágeas, criado por ele. Santo Antônio Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, e seu culto vem se estendendo largamente pelo Brasil.

Oração

Ó Deus, só vós sois Santo e sem vós ninguém pode ser bom. Pela intercessão de Santo Antônio Galvão, dai-nos viver de tal modo, que não sejamos despojados da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Endereço: Rodovia MT

e-mail:

Telefone: (65) 9977-6773/3626- 6195

Coordenador: Epitácio

Assessor: Frei Moacyr – OFM

Horários de Missa: Domingo: 7h