Caminhada Franciscana pela Paz

Apresentação

 

Vivemos um momento incessante de busca pela PAZ. Vivemos um momento de muita violência, onde a PAZ precisa ser alcançada. Por isso, nós, cidadãos em busca da PAZ, queremos contagiar a todos com nosso desejo, através da proposta de mudanças de atitude e movimentos que levem todos a uma reflexão em prol de uma vida melhor.

A Igreja Católica se compromete ativamente na promoção da PAZ. Com a evangelização, que é a sua missão principal, ela ensina os princípios éticos/morais que fundamentam a PAZ duradoura e faz um convite ao cultivo de uma cultura e espiritualidade de PAZ, na certeza de que esta depende, eminentemente, das pessoas e da convivência humana, vinculada à consciência do respeito, da dignidade de cada ser e do valor dos direitos humanos.

Como gesto concreto pela PAZ, Nossa Senhora de Guadalupe e toda a Família Franciscana presente em Cuiabá realizam juntas a “SEMANA FRANCISCANA PELA PAZ”, com o objetivo principal de sensibilizar o coração de todas as pessoas de boa vontade a tornarem-se artífices da PAZ, com vistas a promover e consolidar essa cultura.

Esta semana acontece anualmente, no mês de Outubro, em comemoração ao dia de SÃO FRANCISCO DE ASSIS, Irmão Universal, Arauto da Paz e Padroeiro da Ecologia (04/10) e ao Dia Mundial de Oração pela Paz (27/10). Esta, será a sua sétima edição.

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por sua vez, está situada no bairro Quilombo, próximo ao Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá/MT. Sua abrangência contempla as seguintes comunidades/bairros: Nossa Senhora Aparecida – Jardim Ubirajara, Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Residencial Paiaguás, Nossa Senhora Aparecida – Jardim Novo Colorado, Sant’Ana – Bairro Ribeirão do Lipa, Nossa Senhora da Penha – Bairro Altos da Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima – Bairros Santa Helena e Araés, Sagrado Coração de Jesus – Parque AMPERCO, São Benedito – Vila Sucuri, Santa Isabel da Hungria – Bairro Ribeirão da Ponte, São Francisco das Chagas – Bairro Duque de Caxias I, Comunidade Santa Clara – Bairro Novo Tempo, Comunidade Bandeira – Porto Bandeira (zona rural) e a Comunidade Matriz, no bairro Quilombo.

No espírito deste ícone da PAZ, estas Comunidades paroquiais convidam a todos para se abrirem a DEUS, através da promoção da cultura da solidariedade e da fraternidade.

Objetivos

  • Convocar, reunir e unir a população na construção e busca pela PAZ;
  • Chamar a atenção de que a PAZ entre as pessoas é fruto do exercício permanente;
  • Conscientizar a todos de que a PAZ é benéfica para o mundo;
  • Convidar a sociedade para elevar as realidades temporais à altura do Evangelho;
  • Favorecer o crescimento espiritual dos paroquianos e da comunidade em geral;
  • Desenvolver as consciências acerca da inadiável necessidade de se construir a PAZ;
  • Estimular nas escolas públicas e privadas, paróquias e sociedade em geral a construção de valores culturais, éticos e morais voltados para o respeito à vida, à solidariedade e à convivência fraterna.
  • Contagiar crianças, adolescentes, jovens e adultos com o sentimento de amor, tranquilidade, segurança, fraternidade, bondade solidariedade e PAZ.

METODOLOGIA

A programação da SEMANA FRANCISCANA PELA PAZ abrange atividades de cunho espiritual, e cultural, principalmente com Celebrações e ações litúrgicas, refletindo e enfocando o tema PAZ em suas diversas dimensões.

ATIVIDADES E PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS

Dentre as atividades da Semana Franciscana Pela PAZ serão realizadas Celebrações Eucarísticas na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e em todas as comunidades, com temas previamente selecionados para chamar a atenção da sociedade para a necessidade do cultivo da PAZ.

Cada tema diário será apresentado por um Pregador, convidado a apresentar aos fiéis uma reflexão sobre a PAZ.

CAMINHADA FRANCISCANA PELA PAZ

No penúltimo dia da Semana Franciscana pela PAZ se realiza a CAMINHADA FRANCISCANA PELA PAZ, com início as 08h, partindo de frente da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e percorrendo suas avenidas do centro de Cuiabá e encerrando em frente à Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

O objetivo específico da Caminhada é convidar a sociedade a percorrer as ruas e avenidas de Cuiabá, convencendo e sensibilizando a todos na busca por essa tão sonhada “PAZ”.